Agente de limpeza pública está entre os cargos a serem extintos. (Foto: Freepik)
O prefeito de Araputanga, Enilson de Araújo Rios (Solidariedade), encaminhou na última sexta-feira, 9 de dezembro, o Ofício n.º 368/2022, para a Câmara Municipal, solicitando ao vereador-presidente do legislativo a realização de Sessão Extraordinária para apreciação de projetos de interesse do Poder Executivo.
Através do Projeto de Lei (PL) n.º 1.843/2022, o prefeito propõe a extinção de 15 cargos previstos no quadro de pessoal da administração municipal. Os cargos que o Poder Executivo quer extinguir são: bibliotecário; auxiliar administrativo; cozinheira; técnico contábil; mecânico soldador; agente de vigilância ambiental; encanador; instrutor de informática; médico especialista II; médico especialista III; zelador; agente de limpeza pública; vigia; instrutor de atividades físicas; médico veterinário. (clique aqui e veja)
Com os cargos extintos, além de não necessitar realizar processo seletivo simplificado ou até mesmo concurso público, o prefeito poderá suprir a necessidade destas atividades com contratação por meio de empresa terceirizada. A medida pode ter como base manter os gastos públicos dentro do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Durante a atual gestão, por empresa terceirizada, o trabalhador chegou a receber apenas um salário mínimo por cada 20 dias úteis trabalhados, sendo que a prefeitura repassava para a empresa mais de R$ 2.700,00.
Por meio de ofício encaminhado dia 31 de agosto de 2022, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), através da Promotoria de Justiça da Comarca de Araputanga, solicitou ao prefeito o estabelecimento de cronograma para a realização de concurso público para provimento efetivo do cargo de médico veterinário, para execução das atividades do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) e de outros servidores. (clique aqui e veja)
O promotor de Justiça, Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, destacou a importância da atual gestão em adequar o funcionamento da infraestrutura administrativa dos serviços de inspeção.
No ano passado, o prefeito Enilson Rios sancionou a Lei Municipal n.º 1.459/2021, de autoria do Poder Executivo, ficando extintos do quadro de pessoal da administração municipal os cargos de auxiliar de serviços gerais, braçal e coveiro.
Na época, em entrevista concedia no dia 29 de junho de 2021 à redação do Popular Online, o gestor municipal se comprometeu em buscar alternativas para valorização do trabalhador. “Com certeza todos esses cargos que foram extintos serão supridos a previdência com valores mais excessivos do que é pago para esses servidores”, disse o prefeito ao anunciar que seria realizado concurso público este ano. (clique aqui e veja)
O cargo auxiliar de serviços gerais, extinto pela Lei 1.459/2021, já foi ocupado pela vereadora Lindocreia dos Santos Camargo (Solidariedade), através de Concurso Público realizado pela Prefeitura Municipal de Araputanga. No ano 2019, Cléo Camargo deixou o cargo efetivo para assumir função junto ao Governo do Estado de Mato Grosso. (clique aqui e veja)
Conforme o Edital de Convocação n.º 07/2022, publicado na edição desta terça-feira, 13 de dezembro, no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo de Jesus Santos — Ronaldo das Botas (Republicanos), convocou os vereadores para atender o pedido do prefeito.
A Sessão será realizada na próxima quinta-feira, 15 de dezembro, às 16 horas, no Plenário Romeu Furlan, onde serão apreciados e votados, além do projeto para extinção de cargos, outros seis projetos de interesse do executivo municipal.
Clique aqui e fique sempre informado com as principais notícias da região.
A Justiça acolheu denúncia da 27ª Promotoria de Justiça Criminal da capital em sentença de pronúncia contra Nataly Helen Martins Pereira para ser julgada pelo Tribunal do Júri pelos crimes de feminicídio qualificado e outros oito delitos conexos pelo assassinato da adolescente Emelly Beatriz Azevedo Sena, de 16 anos. A decisão é do juiz da 14ª Vara Criminal de Cuiabá...
A vacinação contra a influenza foi ampliada, em 1º de julho, para toda a população de Mato Grosso com mais de seis meses de idade. Porém, desde o início de abril, apenas 627.128 doses foram aplicadas no Estado. A cobertura vacinal do grupo prioritário (crianças, idosos e gestantes) está em 39,2% da população alvo de 840 mil no Estado, abaixo da...
O evento será realizado a partir das 7h, no Centro Social Anílson Ferreira.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.